Sobre


Desde junho de 2013 está disponível no site da ANFIDC a ferramenta Assinatura Digital, que oferece gestão de assinaturas digitais e de documentos eletrônicos para as operações que envolvem FIDCs. A ferramenta oferece a assinatura digital de documentos, garantindo sua autenticidade, integridade e validade jurídica.

Assinatura Digital atende às necessidades dos fundos de investimentos em direitos creditórios (FIDCs) e está em total conformidade com as novas regras para o segmento estabelecidas por meio da Resolução 531 da CVM, que abriu a possibilidade desse tipo de arquivamento eletrônico de documentos. Pelas regras anteriores, os fundos FIDC eram obrigados a manter cópias impressas de todas as operações realizadas e de todos os documentos que embasavam essas transações.

Com a Assinatura Digital, as empresas ganham uma nova oportunidade para a redução de custos associados ao arquivamento desses documentos. O novo sistema também aponta no sentido de operações mais sustentáveis, já que toneladas de papéis que seriam utilizadas apenas para arquivamento físico deixam de ser produzidas.

A Assinatura Digital permite a utilização de qualquer certificado digital emitido no Brasil, seguindo as regras e especificações da ICP Brasil, órgão gestor das certificações digitais no Brasil.