Quem Somos


A Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios Multicedentes e Multissacados - ANFIDC teve origem no ano de 2009 com a reunião de diversas empresas que tinham os seguintes objetivos comuns:

  • Dar ressonância aos interesses do mercado dos FIDCs e seus profissionais
  • Estimular o seu desenvolvimento, reforçar a sua importância e o fomento da atividade
  • Fortalecer a imagem do setor através de um ambiente de confiança e cooperação
  • Assessorar o setor no sentido de proporcionar maior segurança, gestão de qualidade e transparência das operações
  • Reconhecer e promover os Fundos comprometidos com as melhores práticas, qualidade da gestão e credibilidade de seus processos de negócio.

Esse raio-X dos resultados financeiros traz benefícios claros para investidores, gestores de fundos e, inclusive, para o mercado de maneira mais ampla:

  • Para o investidor, transparência se traduz em confiança. Ele entende que o seu capital está sendo aplicado de maneira responsável e profissional, tem ciência de qual é o retorno esperado e quais são os riscos do negócio. O investidor sabe, a priori, as informações que são cruciais para a sua tomada de decisão.
  • Para os fundos: resultados transparentes são um diferencial importante para atrair a atenção do investidor e vencer a concorrência, principalmente no cenário de desconfiança que surgiu a partir da crise de 2008.
  • Para o mercado em geral: a credibilidade funciona como um círculo virtuoso que se propaga e lança luz sobre as melhores práticas do mercado e a confiabilidade dos processos de negócio.

A ANFIDC definiu os critérios que norteiam o Código de Autorregulação – que integram seus valores fundamentais e seu compromisso ético com o mercado. Assim, os associados que compõem a ANFIDC que desejarem divulgar seus indicadores de maneira apropriada, segundo o modelo indicado, poderão requerer o processo de avaliação para receber a certificação com o Selo ANFIDC, que acaba de ser criado.

Os associados ANFIDC são empresas comprometidas com a qualidade dos produtos financeiros em todo o mercado de multicedentes e multisacados, justamente por perceberem que a atração de novos investidores depende justamente de um movimento de responsabilidade e transparência no segmento. Ao mesmo tempo em que vai certificar os Fundos que atuam responsavelmente e com gestão de qualidade, coibindo questões como o risco moral, a ANFIDC privilegia a transparência e a credibilidade do mercado.  

Por fim, a ANFIDC e seus associados gostam de enfatizar o seu orgulho por atuar em uma atividade tão nova e importante para a economia brasileira. A sua ação, acima de tudo, viabiliza o crédito para empresas nacionais que precisam de investimento para crescer, estimulando o seu desenvolvimento da atividade econômica para difundir o setor e trazer novos investimentos. Em paralelo, os fundos multicedentes e multisacados representam uma alternativa interessante para que os investidores diversifiquem as suas aplicações, capitalizando empresas nacionais e auferindo ainda um retorno sobre o investimento superior às aplicações de renda fixa.