Pular para o conteúdo principal

Atuação

A Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios Multicedentes e Multissacados – ANFIDC é pautada para desenvolver e modernizar a indústria, incentivar a transparência e a divulgação de informações de qualidade, reforçando o compromisso com a ética, a confiabilidade do mercado dos FIDC e a segurança para o investidor.

Para tanto, a ANFIDC se propõe a:

  • dar ressonância aos interesses do mercado dos FIDC e seus profissionais
  • reforçar a importância dos FIDC e o incremento da atividade
  • fortalecer a imagem do setor através de um ambiente de confiança e cooperação
  • assessorar o setor no sentido de proporcionar maior segurança, gestão de qualidade e transparência das operações
  • promover as melhores práticas, a excelência e a credibilidade dos processos de negócio.

A Associação pretende intensificar sua representação a cada dia, contribuindo para ampliar os benefícios e vantagens para os investidores, gestores de fundos e para o mercado de maneira mais ampla:

  • Para o investidor: transparência se traduz em confiança. O investidor entende que o seu capital está sendo aplicado de maneira responsável e profissional, tem ciência de qual é o retorno esperado e quais são os riscos do negócio. Ele sabe que a transparência nas informações é crucial para a sua tomada de decisão.
  • Para os fundos: diferencial competitivo. Os resultados transparentes são um diferencial importante para atrair a atenção do investidor e vencer a concorrência, principalmente no cenário de desconfiança econômica e política.
  • Para o mercado em geral: confiança é tudo. A credibilidade funciona como um círculo virtuoso que se propaga e lança luz sobre as melhores práticas do mercado e a confiabilidade dos processos de negócio.

Dentro desse conceito, a ANFIDC definiu critérios que norteiam o Manual de Melhores Práticas – inspirado nas orientações normativas da CVM e da Anbima –, que integra valores fundamentais e seu compromisso ético com o mercado.

Para autorregular o setor, a ANFIDC cria um movimento de responsabilidade e transparência no segmento, juntamente com as empresas associadas. Dessa forma, o segmento torna-se mais forte e comprometido com a gestão de qualidade das operações, a transparência e a credibilidade do mercado.

Por fim, ser a interlocutora do mercado junto aos stakeholders: associados, investidores, mercado, entidades reguladoras e de classe, profissionais do setor, clientes, parceiros e fornecedores.