Pular para o conteúdo principal
Photo by Scott Graham

WEBINAR ANFIDC – Plataforma PLAC

A ANFIDC realizou no início de junho Webinar sobre a plataforma PLAC (Plataforma de Consultas da Fatura Eletrônica para Antecipações de Recebíveis dos Estados). O evento contou com a presença do presidente da Associação, Luís Eduardo da Costa Carvalho e, com Álvaro Bahia, auditor fiscal da Sefaz/BA e coordenador técnico do ENCAT.

Publicado em: 10 de Junho de 2020

Para os 43 participantes presentes, o especialista Álvaro Bahia explicou as principais questões sobre a atuação da plataforma, quais os problemas centrais que a PLAC se propôs a resolver para melhorar o ecossistema do mercado, esclarecendo os diferenciais de serviços e como detectar possíveis fraudes.

O coordenador ressaltou a importância do sigilo de dados fiscais e dos emissores, e que as informações com documentos fiscais não serão disponibilizadas até que todos os Estados estejam integrados. Isso, para não prejudicar o mercado.

Para os FIDCs, essa fonte de informação é vital e qualquer alteração brusca pode trazer várias restrições no âmbito de crédito, além de ser desfavorável à economia do país.

A iniciativa tem o objetivo de disponibilizar serviços de verificação da autenticidade e monitoramento de eventos de NF-e apresentadas como lastro nas operações de antecipações de recebíveis, diretamente das instituições responsáveis pela emissão, recepção e gestão dos documentos fiscais eletrônicos.