Pular para o conteúdo principal
Photo Andrei Stratu

WEBINAR ANFIDC – A jornada da duplicata escritural

A ANFIDC realizou no último dia 15 de julho uma Webinar, em parceria com a Central de Registro CRDC, para explicar aos Associados como se dará a jornada da duplicata escritural, a partir da Circular nº 4.016/2020, do Banco Central, que estabelece as regras e procedimentos referentes ao sistema eletrônico de escrituração de duplicatas escriturais, o que representa um grande avanço para o mercado de créditos.

Publicado em: 15 de Julho de 2020

O mediador do evento foi o presidente da Associação, Luis Eduardo da Costa Carvalho e, contou com a apresentação de Ivan Lopes, sócio diretor da CRDC. Ele explicou como será o fluxo da duplicata escritural e o relacionamento entre o agente financeiro e o sacador. “A grande primeira mudança é a solicitação que o agente financeiro pode realizar ao assinar o contrato com o sacador. Além disso, o sacador pode definir o período de acesso de sua agenda de duplicatas e o escriturador disponibiliza após a autorização do acesso à agenda de recebíveis do sacador”, afirmou Ivan. Ou seja, o agente financeiro acessa a escrituradora e define quais duplicatas tem interesse e negocia com o sacador as condições.

O sócio diretor da CRDC também ressaltou o desempenho da Convenção, no qual tem a finalidade de debater os detalhes do processo de efetivação do documento oficial das duplicatas, com o objetivo de orientar todo o mercado de crédito.  “Após a anuência do Bacen, as registradoras do Brasil terão por volta de 180 dias para estarem atualizadas e de concordância com o documento oficial para efetuar as operações”, explicou o executivo. Além disso, as instituições financeiras, obrigatoriamente depois da aprovação da Convenção, terão dias determinados, de acordo com o tamanho empresa, para adaptação às novas regulamentações. As entidades de grande porte terão 360 dias; de médio 540 dias e as de pequeno porte terão 720 dias.

Ao final da apresentação, o presidente da ANFIDC, Luis Eduardo da Costa Carvalho, abriu o espaço para uma série de perguntas dos participantes. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre gestores de FIDCs, empresários, consultores e etc.