Pular para o conteúdo principal
Photo by Scott Graham

ANFIDC se reúne com secretaria de Gestão do Ministério da Economia

A ANFIDC, através do presidente Luis Eduardo da Costa Carvalho e o assessor Jurídico Rubens Vidigal, esteve no último dia 29 de setembro reunida com Renato Fenili, Secretário Adjunto da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.

Publicado em: 29 de Setembro de 2020

O tema do encontro foi a possibilidade da participação dos FIDCs na Plataforma de antecipação de crédito – Antecipagov - desenvolvida pelo governo, disposta na Instrução Normativa nº 53.

O presidente da Associação, Luis Eduardo, explicou sobre a intenção dos FIDCs Multicedentes e Multissacados serem parceiros na plataforma de antecipação de crédito, não ficando restrita às instituições financeiras, para haver o aumento da competitividade.

Já o Secretário Adjunto explicou que a plataforma funcionará com as empresas indicando o valor e quantidade dos contratos que obtém com o governo, e a Administração irá validar a existência desses contratos e o saldo residual. Após isso, a informação irá para o Portal, mostrando os contratos que a empresa tem a título de cessão fiduciária dos créditos remanescentes. Os FIDCs, por sua vez, poderiam plugar na plataforma e dar a oferta de crédito.

A ANFIDC está em constantes interações para dar seguimento na inclusão dos FIDCs na norma, criando um mecanismo eficiente e que beneficie o tomador final do crédito, aumentando competitividade no mercado e diminuindo a assimetria de informação. Em breve devemos ter mais novidades sobre o assunto.